quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

As oportunidades da atividade de estágio

No mundo corporativo várias empresas oferecem vagas para estágio, o que consiste em uma importante porta de entrada para o jovem no mercado de trabalho. O estágio consiste em uma parceria entre o estudante e a empresa com o objetivo de conferir ao jovem maior experiência profissional, normalmente com a intervenção de uma instituição de ensino, que posteriormente avalia o avanço do aprendizado do jovem e seu comportamento dentro da empresa. É uma boa oportunidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação, sendo que em muitas escolas o estágio é matéria obrigatória ao final do curso.

Procurando estágio?

O estagiário é amparado por lei, e apesar de não possuir os direitos trabalhistas, a atividade é regida pela Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. Segundo essa lei é dever do empregador fornecer uma bolsa caso esta tenha sido combinada, garantir o cumprimento da carga horária fixada, 30 dias de férias após um ano de atividade, seguro obrigatório contra acidentes e outras obrigações que visam regulamentar a atividade de estágio.

Estagiária da Núcleo Academia Centro, Laís Rodrigues enfatiza o aprendizado como uma das principais vantagens: "é a oportunidade do estudante vivenciar de maneira mais fiel a sua futura área de atuação. É onde ele pode utilizar dos conhecimentos teóricos aprendidos durante  as aulas de graduação, e aplicá-los na prática com sujeitos reais". Laís possui contrato de estágio até a data de formatura, contrato que pode ser revogado a qualquer momento por interesse de ambas as partes. Sobre o ambiente de trabalho na academia, ela completa: "A parte divertida do meu trabalho, se baseia nas situações do ambiente e dos frequentadores. A oportunidade de conhecer diversas pessoas, de idades diferentes, com vidas diferentes, me proporciona um crescimento pessoal muito interessante. A relação com os colegas de trabalho, é ótima, e sempre estamos nos ajudando."

Laís Rodrigues (No meio) e seus colegas de estágio em curso ministrado pela empresa contratante
Laís Rodrigues (No meio) e seus colegas de estágio em curso ministrado pela empresa

Quando perguntada se há alguma desvantagem, ela diz que ainda não viu nenhuma, "alguns apontam ter que trabalhar em alguns sábados, eu acredito que o compromisso com os horários do estagio seja positivo no sentido de que num emprego de fato, existe essa obrigatoriedade."

Infelizmente, o estágio muitas vezes não segue a regulamentação instituída, e devido à facilidade de contratar um jovem para trabalhar como estagiário, algumas empresas acabam optando pelo trabalho informal, portanto é importante ficar de olho.

Neste vídeo bem humorado, o humorista Murilo Gun ilustra em uma entrevista bem irreverente como não se comportar em seu trabalho como estagiário:


Experiência, crescimento pessoal e profissional, e a oportunidade de trabalhar por uma bolsa são as vantagens do trabalho como estagiário. As vagas existem mas o mercado é competitivo, é importante correr atrás,  não espere que façam por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário